MOB-MG faz campanha para produzir e distribuir máscaras na Vila Aparecida

   A Covid-19 chegou no Brasil através dos mais ricos que estavam viajando no exterior. Inicialmente os bairros mais ricos foram mais afetados, porém quem trabalha nos serviços essenciais em geral são moradores de bairros mais pobres. Então já era esperado que os casos de infectados iriam aumentar na periferia. Porém, mesmo o número de infectados sendo maior nos bairros da classe alta, a quantidade de mortos é maior na região de moradores mais pobres. Segundo pesquisadores brasileiros  os relatos de sintomas aumentaram onde a densidade domiciliar é mais alta. Realizar um isolamento nessas condições é muito mais difícil e além da densidade o acesso aos equipamentos públicos são menores e não existe condições de pagar um privado. Existem dados que comprovam isso, em São Paulo, cidade que ocorreram os primeiros registros do Covid-19, dos 10 bairros que mais tem registros de mortes pelo vírus, 8 são pobres. E existe um crescimento de 45 % dos casos entre as regiões mais pobres enquanto nos bairros ricos esse crescimento é de 20%. Resumindo, mesmo com mais tempo de exposição, com maior número de infectados, são os pobres que mais morrem.

Vídeo da Campanha Mascarados Salvam Vidas pode ser visto no link:
facebook.com/MOBMinasGerais/videos/916458339178018/

 

Mapa dos epicentros da pandemia em Belo Horizonte

O MOB atua em três territórios em BH e região metropolitana. Um destes locais  é comunidade a Vila Aparecida onde puxa um Cursinho Popular Pré-Encceja e Pré-Enem na casa de um morador, a Afirmativa. A Vila Aparecida, também conhecida como Pau Comeu, é uma comunidade que se encaixa nas características de alta densidade domiciliar e pouco acesso aos equipamentos públicos. Sua localização na região Centro-Sul, onde faz fronteira com bairros que tem o maior registro de infectados é mais um agravante. Nessa condição resta ao povo, além de reivindicar melhores condições, se organizar para prevenir.

Segundo a OMS o uso de máscara caseiras diminui o risco de contágio e com o maior número de pessoas usando o risco vai diminuindo. Os moradores e moradoras da Vila organizados no MOB  lançaram a campanha “Mascarados salvam Vidas”. A máscara é uma ferramenta, mas quem usa (o mascarado) é quem está salvando vidas. O MOB possui uma cooperativa com moradores da Vila Aparecida que produz camisas, canecas, estampas e etc e fabricará as máscaras por um custo de cinco reais cada. Até o momento a campanha teve grande adesão e em uma semana arrecadou mais de oitocentos reais. Mascarados salvam vidas faz parte da campanha nacional de luta por vida digna.

Dados da conta para doação:
conta corrente Banco do Brasil
ag 3368-5
conta 53942-2
Cora Lima Carvalho dos Santos


Caso precise do CPF do titular da conta envie uma mensagem para:
instagram:@mob.mg ou facebook.com/MOBMinasGerais/