Governo e Seduc querem fechar escolas públicas

CÁCERES-MT | [URGENTE] – E.E. MARIO DUÍLIO (CÁCERES) SOFRE ATAQUES E PERSEGUIÇÕES DO GOVERNO E SEDUC

Recebemos por e-mail uma denúncia detalhada de tudo que a comunidade escolar tem passado desde janeiro deste ano, um pesadelo!

Segundo relatos da Comunidade da escola, aproximadamente dia 13/01/2020 começou o pesadelo na escola. A Assessora Pedagógica de Cáceres, Eliane, que nunca tinha visitado o prédio da escola, finalmente foi. Só que para começar a perseguição.

Conforme consta na denúncia, disponibilizada na integra abaixo, a Assessora que, segundo relatos à esta redação, é conhecida pela sua pouca urbanidade e constantes ameaças e constrangimentos aos trabalhadores e as trabalhadoras da rede básica de educação, forçou uma diminuição de alunos para colaborar com os argumentos que ela mesma repassa à Seduc-MT.

A ideia central seria forçar propositalmente o fechamento da escola da rede estadual, para passá-la para a rede municipal. Uma vez que a escola da rede municipal caiu aos pedaços por total negligencia do poder publico municipal e desde então o município vem utilizando parte do prédio da rede estadual.

A Comunidade diz que o principal argumento utilizado pela Assessora, que não tem medido esforços em forçar o fechamento da escola, é um processo de Renovação de Autorização de funcionamento, fornecido pelo Conselho Estadual de Educação – MT. Entretanto, o que a Assessora não tem dito é que isso é de competência da Gestão da escola (Diretor que é fiscalizado pelo Assessor), assim, ao invés de responsabilizar todos os gestores que foram negligentes e a própria Assessora que também foi, conforme mostra a denúncia que além de saber do processo de renovação a Assessora também manuseou. Ao invés de procurar todos os meios de colaborar e resolver os problemas dessa escola do campo, tem se criado meios de forçar o fechamento.

Conforme dito pela Comunidade, a escola conta com cerca de 500 alunos na sede e em sua salas anexas e espera URGENTEMENTE que todas as medidas sejam tomadas, inclusive a abertura de Processo Administrativo Disciplinar contra TODOS os servidores envolvidos.

Até a data de hoje não começaram as aulas e todas as crianças e adolescentes estão sem aulas por toda essa restrição de direitos que SEM JUSTIFICATIVA PLAUSÍVEL e com bastante VONTADE de perseguir, o Estado, na figura da Assessora e com aval dos superiores delas, considerando que a própria Secretaria de Estado de Educação, senhora Marioneide, tem ciência e nada fez, tem promovido contra toda a população que depende daquela escola.

Nós, do Reporte Popular, solidarizamos com todas as lutas sociais e ficamos a disposição para dar Voz ao Povo!