Por Ylana Rodrigues, formanda em Nutrição na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Na manhã de hoje (01/08/2018), o jornal Metro publicou na sua capa um conteúdo referente aos 50 anos do sanduíche Big Mac, da rede de fast food Mc Donalds, intitulado “É big, é big, é Big Mac!”. Não fora suficiente a grande propaganda, estimulando o consumo do produto, a reportagem aponta diversos benefícios do consumo desse sanduíche, fazendo comparações infundadas e sensacionalistas com minimamente processados atribuindo características que remetem à um alimento saudável, como “balanceado”.
“O Big Mac é mais ‘magro’ que uma porção de sashimi, ou um prato feito de arroz, feijão e picadinho” ou então “Tem a proteína da carne bovina, o carboidrato do pão e as fibras da salada que, junto aos demais ingredientes, somam 502 calorias. Muito? Pouco? Você decide!
”
O jornal faz ainda uma comparação entre o valor calórico do Big Mac e alimentos in natura e preparações culinárias como pastel de queijo; picadinho, arroz integral e feijão; espaguete à carbonara; arroz com lentilha, kibe assado e hommus.
Vale lembrar que trata-se de um jornal de livre circulação, distribuído gratuitamente em toda a cidade de Porto Alegre, atingindo pessoas dos mais variados níveis socioeconômicos.
Tem tanta coisa errada que eu nem sei por onde começar. Por favor, ajudem a denunciar junto ao CRN-2.