No dia 02 de janeiro, a Aldeia Guarani Piraí, localizada na região catarinense entre Joinville, Araquari, Balneário da Barra do Sul, São Francisco do Sul e Guaramirim, foi surpreendida com um incêndio numas das casas. A morada de um casal e duas crianças, acidentalmente pegou fogo destruindo por completo a casa e todos os utensílios da família. Nenhuma pessoa foi vítima de queimaduras.
Às margens de rodovias federais e estudais construídas nos últimos 60 anos, o espaço é constituído de 11 territórios indígenas. Muitos dos locais de morada e vivência não são identificadas pelos não indígenas, entre constantes ataques dos governos, da organização de setores agronegócio e dos preconceitos, as aldeias também sofrem com acidentes.
O cacique Ronaldo Costa, junto com apoiadores e apoiadoras da luta dos povos originários da região norte de Santa Catarina, organizou uma campanha de solidariedade para reconstrução da morada desta família guarani. Para o cacique, a dificuldade financeira para reconstruir as casas é uma das principais dificuldades. “Falta muito para comprarmos materiais”, lamenta.
A campanha consiste na doação de recursos financeiros na conta corrente 92.673-6, Agência 1462-1, do Banco do Brasil. As doadoras e doadores serão listados para concorrer cestas e cachimbos feitos pelos moradores da Aldeia Piraí.
Texto por Flávio Solomon e Kila
Fotos por Cacique Ronaldo