O relato abaixo nos foi enviado para contar os fatos ocorridos nesta sexta-feira (30), quando agentes Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo agiram de forma violenta contra usuários e usuárias da assistência social da cidade e contra trabalhadoras e trabalhadores do Centro Pop (espaço de referência para a população em situação de rua).
Relato de Rhy Campos *
Era véspera do ido feriado prolongado do Dia de Finados, pouco após as 11h, no município de São Leopoldo, quando a Guarda Municipal, após um desentendimento com uma pessoa em situação de rua, iniciou uma verdadeira e desnecessária caçada contra a referida pessoa, encontrando-a nas imediações do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua dessa cidade (Centro Pop).
Aquilo, no entanto, que era para ser apenas uma abordagem contra um indivíduo, se tornou um verdadeiro campo de guerra promovido por guardas municipais despreparados e que nem de longe representam a totalidade da GCM.
Utilização de práticas semelhantes à tortura contra o indivíduo possivelmente envolvido no desentendimento, avanço de viaturas contra uma trabalhadora assistente social do Serviço, disparo e ameaça de disparo de armas teaser contra atendentes do referido espaço, foram apenas algumas das barbaridades provocadas por quem deveria proteger nossa população no dia de hoje.
O mínimo que se espera do comando da GCM é que se abra processo administrativo e que determinem o imediato afastamento dos agentes envolvidos de suas atividades externas, até que o devido processo legal transcorra.
Felizmente, a situação de hoje, reflete a conduta isolada de um grupo de guardas que usam desmedidamente a violência como método de trabalho, não representando a totalidade da GCM, mas que inevitavelmente mancham o nome da instituição e ainda desconsideram um importante trabalho que os trabalhadores da assistência social tem desempenhado junto às pessoas em situação de rua de nossa cidade.
* Rhy Campos é moradora de São Leopoldo, usuária da assistência social e militante dos direitos da população em situação de rua.
Faz tempo que isso é recorrente!!! Há anos que a população em situação de rua e trabalhadorxs da assistência social passam por situações de violência perpetrada por agentes da GM deste município de São Leopoldo!