Famílias aguardam dois meses para atendimento na Assistência Social de Joinville

Imigrante da Venezuela, a família de Angela* veio à Joinville em busca de nova moradia, mas tem encontrado dificuldade para por alimento na mesa. A Assistência Social da cidade, com o papel de auxiliar os moradores, não encontra espaço na agenda para cumprir sua função.

Referência por ser um espaço de solidariedade, Angela procurou a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (Amorabi), onde já havia se cadastrado para receber doações via comitês solidários. Por isso, voltou ao local com um pedido de ajuda: cadastrar-se no auxílio Brasil, novo programa do governo federal e que deu lugar ao Bolsa Família.

Cheia de dúvidas sobre como ingressar no programa, conversou com a presidente da Associação. Juntas, conseguiram informações sobre como realizar o cadastro. Um dos requisitos necessários, por exemplo, é estar no Cadastro Único (CadÚnico), feito junto à Assistência Social dos municípios. Angela, porém não está no CadÚnico.

Ao ligar no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, a moradora teve uma surpresa: precisaria aguardar quase dois meses para dar início ao processo de entrada no CadÚnico. Seu contato foi realizado no fim de novembro e a entrevista marcada para o final de janeiro de 2022.

Ou seja, por mais dois meses, a família de Angela, e também de outros tantos moradores da cidade que precisam de assistência, precisam aguardar, muitas vezes sem comida na mesa, para poder ter acesso a um auxílio que é seu por direito e precisa ser garantido pelo Estado.

A diretora da Amorabi lembra que estes auxílios garantes, em muitos casos, que as famílias tenham o que comer no dia a dia, ou ajudam ainda a complementar a renda para ter uma vida um pouco mais digna.

As famílias também questionam qual é esta política de assistência social da cidade, que, na realidade, não serve aos que precisam dela. Agora, os moradores contam com a solidariedade e apoio mútuo.

Solidariedade

Em Joinville, o Comitê Popular Solidário irá realizar a arrecadação de alimentos neste sábado, dia 11, das 9 às 17 horas, na Arena Joinville. A população pode colaborar com cestas básicas, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal ou produtos de limpeza. Também é possível contribuir financeiramente pela chave Pix: comitesolidariojoinville@gmail.com

As doações serão destinadas para famílias em vulnerabilidade social e, também, a Amorabi, que fará a entrega para moradores cadastrados.
*O nome da moradora foi alterado para preservar sua identidade.