Falta água na periferia… Mas as piscinas dos ricos seguem cheias!

FALTA ÁGUA NA PERIFERIA… MAS AS PISCINAS DOS RICOS SEGUEM CHEIAS

Opinião da Resistência Popular Comunitária 

Todo o verão é a mesma coisa, em diferentes regiões de Porto Alegre, a periferia sempre é a primeira a sofrer quando o assunto é a falta da água. Embora o sistema de abastecimento (DMAE) seja público, a escassez atinge sempre as e os de baixo, pois nos bairros onde moram as elites a água nunca falta. Mesmo assim, o povo não abaixou a cabeça e se mobilizou para defender seu direito. Com forte protagonismo das mulheres, na última semana barricadas foram montadas em comunidades como o Morro da Cruz, Vila Jardim e Lomba do Pinheiro e, ironicamente, a água que não chegava nas torneiras da população serviu para os bombeiros apagarem as chamas da barricadas.

Rompimento de adutora, falta de luz, dificuldade de bombeamento, são inúmeras desculpas esfarrapadas dadas pelo DMAE para a crise de abastecimento. Segundo o diretor do DMAE Darcy Nunes dos Santos o sistema de abastecimento de água trabalha no limite e necessita de cerca de 440 milhões de reais de investimento para garantir o funcionamento nos próximos 20 anos. Analisando o relatório gerencial financeiro vemos que os investimentos foram drasticamente reduzidos. O percentual de investimentos em 2017 em relação ao arrecadado foi de apenas 11,73%, quando a média histórica (2007 a 2016) foi de 24,9%. Enquanto não houver investimento, o diretor afirma que irão continuar ocorrendo intermitências. Santos admitiu também que mais de 300 milhões de reais foram retirados do caixa do DMAE para pagamento “socorro” de dívidas das prefeituras dos governos Fortunatti e Marchezan Jr, entre 2013 e 2018. Isso comprova que o sucateamento do DMAE é estratégia de governo dos últimos prefeitos de Porto Alegre.

Sabemos que é de interesse da Prefeitura de Marchezan Jr. o sucateamento desse serviço para justificar mais uma a privatização e beneficiar os grandes empresários. Estaremos juntos às lutas da periferia por um abastecimento de água público e de qualidade. Não à privatização do DMAE!

Fontes:
– http://reporterpopular.com.br/comunidades-protestam-contra-falta-de-agua-em-porto-alegre/
– http://reporterpopular.com.br/diretor-do-dmae-afirma-que-falta-dagua-vai-continuar/
– https://simpa.org.br/politica-de-marchezan-deixa-bairros-populares-sem-agua/