Falsas ilusões – MAIS QUE UM JOGO

Coluna da Frente Inter Antifascista para a série Mais que Um Jogo

Quando a torcida brasileira, verdadeiro patrimônio de cada um dos Clubes de futebol desse país, acordar para a realidade que se avizinha, pode ser tarde demais.

Está em curso em algumas frentes uma articulação visando transformar nosso futebol em disputa de acionistas. No campo parlamentar é a nova proposta de SAF, Sociedade anônima no Futebol, que visa transformar nossos Clubes, que são entidades civis sem fins lucrativos, em empresas que visam o lucro. O outro campo de disputa é o do imaginário coletivo, e nesse campo entra fortemente as mídias. Muita gente no jornalismo esportivo defende que empresas são mais sérias e apresentam mecanismos de regulação mais eficientes que nossos Clubes. Até pode ser verdade mas não responde o porque de magaempresas serem absurdas devedoras de impostos, assim como serem envolvidas em muitos casos de corrupção. Vejamos o caso mais recente do nosso Inter, onde muito da maracutaia promovida pela gestão criminosa de Píffero, Limeira , Affatato e Cia, contou com a providencial mãozinha de…empresas registradas legalmente|!

Nesse quesito entra também a questão de que, se um Clube/Empresa visa o lucro e esse não se realiza, o que deve ser feito? Mudar de cidade?, de Estado? Fechar as portas? Mudar de cor e se associar com o rival lucrativo? Nesse campo atuam também aquelas torcedoras e torcedores que gostam de espaço kids, cadeiras confortáveis e nenhum povo por perto. Iludidos com o modelo Europeu não se dão conta da enorme diferença cultural que nos separa de tais colonizadores e, assim como a famigerada CONMEBOL, copia o que não nos diz respeito, como a imbecil final única de Libertadores e mantém problemas estruturais crônicos, como a falta de transparência e democracia, que, sendo colocada em prática essa nova modalidade, será definitivamente afastada no convívio das nossas associações.

O recente caso do Bragantino, clube que foi comprado pela RedBull e que subiu para a Série A, despejando milhões de Reais nesse acesso, pode mais uma vez iludir e seduzir mas não vai esconder o fato de que esse mesmo Redbull fracassou em outras empreitadas por clubes sem alma e sem tradição. Para ilustrar essa questão acompanhe esse fio do canal Na Bancada, no Twitter:
https://mobile.twitter.com/NaBancada_/status/1192081532116226049

A Frente Inter Antifascista se coloca na luta pelo Futebol democrático e popular, sem donos, onde torcida e sócios sejam os verdadeiros protagonistas da festa maior do esporte.