Estamos promovendo, em parceria com a Resistência Popular e com o Ateneu Libertário A Batalha da Várzea uma Oficina sobre Fake News.
Uma notícia falsa de que Marielle Franco, vereadora do PSOL-RJ, assassinada em março de 2018, era casada com uma liderança do Comando Vermelho e atuava em serviço da facção foi compartilhada 400 mil vezes no Facebook. Como e por que informações inventadas atingem status de verdade na internet? A oficina “Fake News: possbilidade de interferência russa e espionagem eletrônica em escala mundo” explora a necessidade de exibir mecanismos de controle cibernético e da internet.
A atividade é apresentada pelo jornalista e professor de Relações Internacionais Bruno Lima Rocha, ao lado dos estudantes de Relações Internacionais Marina Rossetto e Ricardo Câmera – do grupo de pesquisa Capeta.
Quando: Sábado, dia 14 de abril, às 15h
Onde: Ateneu Libertário A Batalha da Várzea
Endereço: Rua Lobo da Costa, 147 – Azenha
O trio de palestrantes fala também sobre os riscos trazidos pelas potências rivais aos norte-americanos, especialmente a Rússia, apontada como uma das responsáveis por influenciar midiaticamente a eleição presidencial de 2016, vencida por Donald Trump. Serão expostas operações de compra de espaços no Facebook e Google, além do montante de movimentação financeira e volume de notícias falsas gerados, supostamente, pelos russos.
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/188604148610375/