O Ateneu Libertário A Batalha da Várzea, espaço político-cultural autogestionário e mutualista com sede em Porto Alegre-RS, lançou ontem (13 de maio) a campanha de financiamento coletivo Máscaras Solidárias. O objetivo da campanha é distribuir máscaras de proteção facial entre uma rede de parceiros na capital gaúcha. Além disso, as máscaras serão encomendadas diretamente das/os costureiras/os, autônomas/os ou organizadas/os em cooperativas e pequenas empresas, nesta ordem de prioridade, para auxiliar na geração de renda do setor.
A iniciativa surge na mesma semana em que o governador do estado assinou decreto que, entre outras coisas, prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos e ambientes coletivos, como em supermercados e no transporte público, com pena de multa para quem descumprir a medida. No texto de descrição da campanha, o espaço defende que, se “o uso de máscaras de proteção facial é uma questão de saúde pública”, pois implica em medida de proteção de toda a sociedade no combate à pandemia, então “o acesso a máscaras de qualidade é um direito de todos os cidadãos”.
Além da campanha de financiamento coletivo, o Ateneu também está arrecadando doações de máscaras e alimentos em seu endereço na Rua Lobo da Costa, 147, bairro Azenha. Para combinar a entrega de algum destes itens, é só entrar em contato via mensagem pela página do Facebook.