ELAOPA 2025 tem mais de 65 organizações inscritas; veja como participar

Por Repórter Popular

A comissão organizadora do ELAOPA (Encontro Latino Americano de Organizações Populares Autônomas) anunciou que mais de 65 grupos já se inscreveram para esta que será a edição número 15 do evento. Em 2025, o encontro acontece em Santiago, no Chile, entre os dias 25 e 26 de janeiro. Outros movimentos interessados em participar podem se inscrever até a segunda-feira, 30 de dezembro.

O ELAOPA foi criado em 2003 como uma resposta ao Fórum Social Mundial, que, embora fosse um espaço de resistência à globalização neoliberal, estava dominado por ONGs (Organizações Não Governamentais), partidos políticos e setores empresariais.

Já o ELAOPA se posiciona a favor da luta de classes e contra todas as formas de opressão. É fundamentado em princípios de trabalho de base, democracia direta, solidariedade, luta popular e autonomia de classe, além de apoiar os povos originários. O evento mantém sua autonomia frente a partidos políticos, Estado, governos, ONGs e empresas, que são vistos como estruturas autoritárias e distantes da realidade local.

Até hoje, os princípios de autonomia, democracia direta, solidariedade e independência de classe continuam a ser as características centrais do ELAOPA. Por isso, a Comissão Organizadora convida movimentos sociais, organizações sindicais, comunitárias, territoriais, estudantis, socioambientais, povos originários, defensores dos direitos humanos, feministas, entre outros, para fazer parte do encontro e das discussões políticas.

As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, dia 30 de dezembro, por meio de um formulário online. É só acessar este link. Para mais informações, entre em contato através do Instagram @elaopachile.

Cartaz do Elaopa 2025

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *