Na noite desta quinta-feira (02), centenas de pessoas protestaram contra o aumento da tarifa do transporte público em Curitiba (PR).
Organizado por estudantes, organizações políticas e movimentos sociais, o ato teve início na praça Santos Andrade, passou pelo Terminal Gualadupe, pela Praça Eufrásio Correia e encerrou na Praça Rui Barbosa, na região central da capital paranaense.
A manifestação popular foi uma resposta imediata ao aumento no preço da passagem de ônibus, anunciado na última terça-feira (28) pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e a Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pelas linhas de ônibus.
O preço, que era de R$ 5,50, passou a ser de R$ 6,00 desde a quarta-feira (01), o que revoltou parte da população. Durante todo o trajeto, os manifestantes entoaram palavras de ordem, como “mãos para o alto, a tarifa é um assalto”, “tarifa zero já” e “fora Greca”, além de colarem lambe-lambes em postes denunciando a situação do transporte público na capital.
Com o novo aumento, Curitiba passou a ter uma das passagens de ônibus mais caras entre as capitais brasileiras.
Vereadores da bancada de oposição ao prefeito da capital entraram com uma ação popular na justiça, já que o aumento na tarifa não veio acompanhado de estudos técnicos que comprovam sua real necessidade.
Os manifestantes afirmam que vão organizar novos atos contra o aumento da tarifa nos próximos dias.