O Coronavirus avança pelo país, que já ocupa o quarto lugar em número de casos registrados no mundo. Também avança a interiorização do vírus. Muitas cidades de interior nem possuem leitos adequados para o atendimento de pessoas infectadas. O Rio Grande do Sul já registra 3.735 casos confirmados neste domingo (17), em 224 municípios. Do total, 58,2% (2.175) estão curados, em recuperação representam 38% (1.418), e o percentual de óbitos é de 3,8% (144), segundo a Secretaria de Saúde do estado.
Santa Maria, cidade da região central do RS, tem uma população de cerca de 280 mil (IBGE) habitantes, com economia baseada principalmente no comércio, cidade universitária e com grande contingente militar. A cidade já registra 97 casos confirmados, 1606 suspeitos, e 2 mortes (dados do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde). Duas mulheres uma de 60 anos e outra de 36. Uma terceira morte na cidade, de um homem de 40 anos, transferido para o Hospital Universitário, veio da cidade de Encantado, que fica 229 Km da cidade.
A cidade possui quatro hospitais, e é referência para tratamentos de saúde na região. O Hospital Universitário acima citado também é referência para encaminhamentos de cidades da região. A cidade ainda conta com o Hospital Regional, e mais dois Hospitais privados com leitos pelo SUS.
Santa Maria segue em bandeira laranja, segundo a classificação estabelecida pelo governo do estado. No entanto, um mês após a reabertura do comércio considerado não essencial, o número de casos registrados triplicou (Secretaria Municipal de Saúde).
Um forte negacionismo e a pressão do empresariado pela retomada da economia contribuem para a flexibilização do isolamento. O que no último fim de semana levou várias pessoas as praças e parques da cidade, quase que em situação de normalidade.