Por Repórter Popular RJ
No dia 30/11, aconteceu a cerimônia de premiação do Concurso de Redação Social 2024 – “Educação brasileira de qualidade: uma realidade possível?”, no CIEP 318 – Paulo Mendes Campos, em Saracuruna, Duque de Caxias. Participam do concurso alunos da Rede Pública de Duque de Caxias e alunos do Pré-vestibular Comunitário Solano Trindade.
Luísa de Carvalho Souza, estudante do Pré-vestibular Comunitário Solano Trindade, foi a vencedora do concurso com a redação “Os entraves na busca de uma educação de qualidade”, levando o prêmio de R$ 300,00, o livro “Entre versos e protestos: saberes periféricos de (re) existência”, de Jonas Gonsalgo, e certificado. O prêmio do segundo lugar, com a redação “Em prol da melhoria educacional”, foi para Samara Karine de Andrade Silva, Colégio Estadual Hélio Rangel, que ganhou R$ 100,00 e certificado. Isabella de Farias Ribas, aluna do Colégio Estadual Alexander Graham Bell, com a redação “Desafios e possibilidades para uma educação de qualidade no Brasil”, ganhou o prêmio de R$ 100,00 e certificado. As três ganhadoras, também, foram presenteadas com canecas personalizadas da ArtEncanto e com o livro “Poesia familiar”, de Lindinor Sá Larangeira, um dos parceiros do Concurso.
Em sua terceira edição, o concurso teve quinze inscrições e recebeu nove redações entre agosto e novembro. As redações foram avaliadas e classificadas pela Comissão Avaliadora do Concurso composta pelas professoras voluntárias Isolina Corrêa e Andréia Marques.
Desde 2022, o Concurso já teve 52 inscrições e 30 redações recebidas.
A iniciativa tem o apoio do Pré-Vestibular Comunitário Solano Trindade, da Associação Casa Fluminense, Papelaria Meu Fofão, Rodrigo Xerox, ArtEncanto, Doces de Castro e da Psicóloga Vanessa Lobo. O Concurso de Redação também conta com a mobilização dos grêmios estudantis Neodemocrático (Colégio Estadual Adelina Castro), Alpha (Colégio Estadual Hélio Rangel) e Unido (Colégio Estadual Alexander Graham Bell).