Coletivos lançam cartilha de orientações para as pessoas nos abrigos emergenciais

Foto da capa: Hygino Vasconcelos / Colaboração para o UOL

Por Reporter Popular RS

Coletivos lançam cartilha de orientações para pessoas nos abrigos emergenciais. O Repórter Popular participou dessa ação e aqui introduzimos e disponibilizamos o material para download.

Clique aqui para abrir a Cartilha de orientações e métodos de organização popular para as pessoas em situação de abrigo.

Aqui online versão para zine – cartilha_para_impressão

O Repórter Popular contribuiu na organização de uma produção coletiva, a Cartilha de orientações e métodos de organização popular para as pessoas em situação de abrigo. Essa cartilha tem o objetivo de difundir formas de organização de trabalho e criação de solidariedade  entre as pessoas que estão nos abrigos emergenciais.

O documento surgiu a partir do esforço de inserção e análise de várias pessoas envolvidas nos espaços emergenciais e solidários, que surgiram após as enchentes de maio de 2024 no RS. O Reporter Popular teve acesso à rodas de conversa e relatos das pessoas nesses espaços.

Na introdução do Manual, o grupo ressalta o objetivo da difusão desse guia prático:

“Queremos contribuir com sugestões, orientações e ideias práticas de organização popular, solidariedade e apoio mútuo que serão necessárias para nós, enquanto população atingida, para irmos superando aos poucos os estragos materiais e humanos”

Assinado também pela Rede Popular e Solidária do Morro Santana, Comissão de Luta dos Atingidos de Alegrete, Ateneu Batalha da Várzea e Resistência Popular, o documento não se propõe como receita ou manual, apontando formas de organização já feitos pela organização popular e que deram bons resultados.

Clique aqui para abrir a Cartilha de orientações e métodos de organização popular para as pessoas em situação de abrigo.

Aqui online versão para zine – cartilha_para_impressão