Por Weslley Graper, membro do CALHEV
O ato de comemorar está intimamente ligado à memória. Mas nunca à uma memória individual. Sempre se trata de memorar e ressignificar acontecimentos do passado juntamente dos outros. Logo, acontecimentos passados construídos igualmente de maneira conjunta. Porém, jamais esse ato de rememoração é algo em vão, pois ele sempre possui uma função prática para aqueles que vivem o presente. Essa função, é que as memórias de lutas passadas, principalmente aquelas perdidas ou aquelas que ainda continuam em aberto, por vezes, passam a alimentar as lutas do presente. Mas não somente as lutas devem ser rememoradas, mas também os momentos de solidariedade, de confraternização, de imobilismo, de silêncio e resistência. É por essa razão que se comemoram 35 anos do Centro Acadêmico Livre de História Eunaldo Verdi.
Um dos eventos em comemoração aos 35 anos do Centro Acadêmico de História da Univille, ocorrerá nesta sexta-feira, dia 19 de agosto de 2022, às 19 horas, na Univille, no anfiteatro da biblioteca.
O evento contará com a exibição do documentário sobre a História do CALHEV, seguido de uma mesa redonda com convidados ex-integrantes do centro acadêmico e finalizará com uma confraternização em frente à Univille. Egressos do curso de História, ex-integrantes do CALHEV e demais interessados estão convidados.
O cinedebate intitulado “Vivências e Memórias: 31 anos de luta do centro acadêmico livre Eunaldo Verdi” contará com uma introdução de Ilanil Coelho, acerca do contexto brasileiro após a ditadura militar, abordando tópicos como a redemocratização e a inserção dos movimentos sociais na sociedade do período. As egressas do curso de história e ex-integrantes do CALHEV, Ana Gabriela Cardoso e Evelyn Jerônimo de Jesus, que envolveram-se no desenvolvimento do curta-metragem, irão fazer uma fala sobre a importância de conhecer a história do CALHEV e sobre a experiência de produção do documentário.
Após a exibição do documentário, terá início a mesa redonda “35 anos do CALHEV (1987–2022): movimentos sociais, (re)democratização e cidadania no Brasil contemporâneo”, com as convidadas Sirlei de Souza e Thainá Takemoto (também egressas do curso de História e ex-integrantes do CALHEV), mediadas pela atual presidenta do centro acadêmico, Kassiely Pereira.
Após o evento, haverá uma confraternização em frente à Univille a custo de 20 reais por participante, tendo direito à bebida e alimentação livre (churrasco e opções veganas).
O que: Cinedebate, mesa-redonda e churrasco do aniversário de 35 anos do CALHEV
Onde: anfiteatro da biblioteca universitária da Univille
Quando: 19/08/2022 – 19 horas