Carnaval Joinville 20020 confusão

Carnaval de Joinville: balas, bombas e gás, um fim lamentável

Um carnaval trágico, aconteceu no sábado 22, na Avenida Beira Rio, em Joinville, SC. A folia, comemorada em frente ao Centreventos Cau Hansen, teve um desfecho nunca imaginado. Por volta da 01:00 da madrugada de domingo, numa festa que ainda tinha muito pela frente, se gerou uma grande confusão. Após a polícia militar e a guarda municipal conseguirem acabar com uma briga entre foliões, num ato brutal, decidiram usar violência contra os mais exaltados, o que gerou uma grande revolta.

Após os primeiros disparos e bombas, jovens das periferias começaram a tacar pedras e demais objetos nos policiais.  Deste momento em diante, a estupidez e brutalidade de profissionais pouco preparados reinou. Segundo vídeos e relatos, a PM, lançou uma chuva de tiros de balas de borracha a esmo, tentando atingir qualquer um na mira. Isto incluindo mulheres, idosos e crianças, muitos foliões levaram foram atingidos, um deles tentando apaziguar os dois lados, levou dois tiros.

Muitas crianças ficaram apavoradas e sentiram os efeitos dos gases de pimenta e lacrimogêneo lançadas por eles, foi um pânico geral, onde as pessoas só estavam buscando um lugar pra se esconder ou fugir. Houve detenções de alguns jovens que estavam fazendo a resistência frente a barbárie sem sentido iniciada pelos profissionais da segurança pública; ou neste caso; da violência.

Assim um momento de alegria, principalmente das classes mais exploradas, acaba de forma surpreendentemente negativa, ficando uma imagem totalmente absurda, e incompatível com o trabalho que deveria ser realizado pelas forças da ordem