Na sexta-feira, dia 26, foi realizada a segunda ação da Campanha Solidária por Vida Digna em Santa Maria (RS). A iniciativa é organizada pela Articulação Libertária, Resistência Popular, Ocupação Vila Resistência e Guandu – Grupo de Agroecologia. Os coletivos compõem a Campanha de Luta por Vida Digna, que a nível nacional articula diversos grupos e movimentos populares em torno de práticas de apoio mútuo, solidariedade e ação direta.
Na ação foram distribuídos produtos de higiene, obtidos através de financiamento coletivo online (clique aqui para contribuir), e alimentos agroecológicos cultivados pelo Guandu e pela Comuna Pachamama. Quem recebeu os alimentos e produtos foram as cerca de 27 famílias que residem numa ocupação de luta por moradia no antigo horto da cidade.
Algumas famílias vivem no território há mais de vinte anos. A prefeitura aprovou um plano diretor em 2019 que prevê a utilização da área para o setor industrial, e com isso as famílias da ocupação estão sob ameaça de reintegração de posse. Desde então, estão se organizando para resistir e garantir seu direito à moradia.
A ação de solidariedade, cujo principal objetivo era ajudar a garantir os meios de resistir à crise gerada com a pandemia, também serviu para que os coletivos e as famílias da ocupação pudessem dialogar e trocar experiências sobre a importância da organização e da luta popular por vida digna. Além disso, o encontro promoveu a integração e fortalecimento dos vínculos entre a luta dos povo do campo e da cidade.