Como ação da Campanha de Luta por Vida Digna, o Comitê da Grande Florianópolis (SC) lança a primeira de uma série de quatro cartilhas abordando diferentes dimensões da violência doméstica e do seu enfrentamento, desde sua identificação até vias de acolhimento da vítima.
A violência contra a mulher vem aumentando a cada dia em função do isolamento social e se faz necessário, como instrumento de luta contra essa violência, o acesso à informação. As cartilhas serão lançadas nos próximos meses virtualmente pelo Repórter Popular, buscando ampla divulgação e estabelecimento de redes de apoio.
A pressão sobre os papéis de gênero, a sobrecarga de trabalho sobre as mulheres, principalmente das mulheres pretas e periféricas, somadas ao contexto pandêmico aumentam os riscos de violência familiar e doméstica. O processo de exposição destes casos vai para além da denúncia em si, envolve o reconhecimento da violência até a reconstrução de uma vida digna destas mulheres. O enfrentamento da violência contra as mulheres é um dos treze eixos de luta da Campanha e a primeira cartilha tem como objetivo caracterizar o que é violência doméstica e quais seus tipos, pois identificar a situação de violência é o primeiro passo para o enfrentamento.
Acesse aqui a primeira cartilha.
Leia os volumes completos da cartilha sobre violência contra a mulher acessando este link.