Mauro Rodrigues de Aguiar
É importante que se torne público que a Caixa Econômica Federal, em meio a pandemia, não está fazendo o teste para detecção do novo corona vírus nos seus funcionários e terceirizados, sendo o banco que está atendendo mais de 90% das pessoas elegíveis para o recebimento do auxílio emergencial.
Ainda que não fosse a Caixa o banco responsável pelo auxílio emergencial, só o fato de ser o trabalho bancário incluído entre as atividades essenciais, já seria o bastante para que houvesse a obrigatoriedade da testagem periódica dado o grau de exposição dos bancários na sua jornada diária.
Para tentar fugir dessa responsabilidade a Caixa, ao invés de testar, tira 70% dos funcionários e os coloca em home office, para trabalhar em casa, deixando apenas 30% no atendimento nas agências em sistema de rodízio, expondo assim a maior risco tanto funcionários quanto os clientes devido ao número reduzido de atendentes para uma demanda muito maior de clientes. E ainda para burlar seu próprio protocolo de “combate a pandemia”, institui que o próprio funcionário se cadastre para voluntariamente não participar do rodízio e possa ser designado para atender em qualquer agência, mesmo que não seja a sua agência de lotação.
Nesse momento de pandemia, queremos que a Caixa no seu protocolo de “combate ao covid-19” inclua a testagem a cada 20 dias de todos que estejam trabalhando nas agências e que os sindicatos não façam vista grossa e se movimentem no sentido de cobrar das instituições políticas que implementem medidas que obriguem todos os bancos a atenderem os pagamentos do auxílio emergencial.
Mauro Rodrigues de Aguiar
Bancário da Caixa Econômica Federal
Diretor do SEEB Mogi das Cruzes e região