Por Repórter Popular – Região Serrana do RJ
Diante a tragédia ocorrida com as fortes chuvas na cidade de Petrópolis, movimentos populares do campo e da cidade vem organizando brigadas de solidariedade aos moradores da cidade. O Repórter Popular – região Serrana (RJ) acompanhou de perto essas ações, que envolvem movimentos populares de diferentes locais do estado.
O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que possui núcleo na região serrana do Rio de Janeiro, vem por exemplo, atuando localmente no combate a fome com o Movimento das Comunidades Populares (MCP), o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) construindo mutirão de distribuição de quentinhas e kits lanches. Seus militantes também se somam no apoio aos trabalhos da APA Petrópolis, do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação – Petrópolis (SEPE-Petrópolis) e do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH).
As brigadas mobilizam militantes descarregando materiais, preparo de alimentos, comunicação, logística entregando doações aos atingidos etc.
A cidade ainda passa por inúmeros problemas decorrentes da tragédia. Além da ações locais, a Escola Municipal Leonardo Boff está fazendo quentinhas com organização do MCP e apoio do MPA. A categoria dos motoboys também está participando da entrega de alimentos e ajudando nessas tarefas, tendo em vista que o deslocamento na cidade ainda está prejudicado pelos efeitos do desastre.
O MPA organizou a Brigada Marielle Franco e junto com o MTST, MAB e apoiadores (estudantes e professores) vem aglutinando militantes que estão arrecadando alimentos e cozinhando quentinhas na cidade de Petrópolis.
Ainda há demanda por doações financeiras e de alimentos para manter essa solidariedade. Os/as militantes interessados/as em se somar nessas iniciativas podem se comunicar com os contatos abaixo.
Mais fotos da ação de solidariedade: