Biblioteca Comunitária Lutador Dito, de Joinville, se prepara para o XV ELAOPA no Chile

Por Repórter Popular – SC

A Biblioteca Comunitária Lutador Dito, da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (Amorabi), de Joinville (SC), vai levar um representante para acompanhar as atividades e discussões na mesa comunitária da 15ª edição do Encontro Latinoamericano de Organizações Populares Autônomas (ELAOPA), que acontece neste mês de janeiro em Santiago, no Chile.

A participação da biblioteca comunitária criada no bairro Itinga no ELAOPA surgiu após uma roda de conversa realizada em outubro de 2023, em Porto Alegre (RS), na Biblioteca Conquista do Pão, do Ateneu Libertário A Batalha da Várzea. Estiveram presentes também a Biblioteca Comunitária Castilhos, de Pelotas (RS), e a Biblioteca Comunitária Cina-Cina, de Montevidéu, no Uruguai. O encontro foi um espaço de fala, escuta e troca de experiências.

A partir do encontro, surgiu o desejo de identificar iniciativas de espaços comunitários de luta por educação popular por meio dos livros, reconhecendo as bibliotecas como lugares de memória, luta, autogestão, brincadeiras, oralidade e a construção de um novo amanhã a partir do hoje.

O objetivo da participação da biblioteca comunitária joinvilense no ELAOPA é conhecer outras iniciativas de bibliotecas comunitárias e populares, práticas autogestionárias, lutas populares e formas de sustentação que não dependem de empresas privadas, Estado ou ONGs financiadas por empresas.

Além de integrar a mesa comunitária para compartilhar e ouvir as experiências comunitárias latinoamericanas, a biblioteca também preparou a publicação “Cadernos Tenho Dito”, uma edição traduzida para o espanhol, reunindo artigos sobre as atividades feitas nas últimos anos pelo espaço comunitário e que foram publicados no Repórter Popular.

Veja aqui os textos selecionados para o Caderno Tenho Dito: https://linktr.ee/bibliotecadito

Leia também: Entre livros e organização comunitária: confira as experiências de bibliotecas em SC, RS e Uruguai

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *