Em Cachoeirinha (RS), aulas foram suspensas pela força da greve

No último domingo (28), a Prefeitura de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul anunciou a suspensão das aulas no município. Essa medida representa um recuo de Miki Breier (PSB) e sua gestão, que vinha insistindo na manutenção das aulas presenciais. No estado, apesar do colapso no sistema de saúde, o governador Eduardo Leite (PSDB), em decisão conjunta com prefeitos e empresários, passou a autorizar a abertura das escolas para atendimento da educação infantil, para os primeiros e segundos anos do ensino fundamental em todo o estado.

Greve sanitária completa quatro dias

Trabalhadoras e trabalhadores da educação, organizados junto ao Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha (SIMCA), deflagraram uma “greve sanitária” em assembleia realizada no dia 24 de fevereiro. O movimento de resistência vinha sendo preparado com antecedência na condição de Estado de Greve, em que os locais de trabalho junto à comunidade faziam ações pela redução no atendimento presencial e pela manutenção do ensino remoto no atual estágio da pandemia.

Protocolo de luta

Diante do quadro em que tem ocorrido a flexibilização e descumprimento dos protocolos sanitários por parte dos governos, além da Greve Sanitária, o SIMCA tem iniciado um trabalho na base da categoria com o chamado “Protocolo de Luta”. Trata-se de um guia de ação direta para a prevenção e o enfrentamento da Covid-19 nos locais de trabalho.