Neste sábado (06), dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, ocorreu o ato mundial pelo fim do genocidio do povo palestino em Recife (PE), organizado pelo Comitê de Solidariedade Palestina Pernambuco em parceria com diversos movimentos sociais de diversas vertentes da esquerda organizada, juntamente com a comunidade árabe e mulçumana local.
O ato teve sua concentração às 9h na praça Oswaldo Cruz, no centro da capital. A marcha teve seu encerramento em frente ao Consulado Americano, onde os manifestantes condenaram através de gritos e falas públicas o imperialismo norte americano, responsabilizando pelo financiamento dos crimes de guerra cometidos por Israel.
Assim como ocorreu em outros estados do país, os manifestantes criticaram a posição do atual governo Lula (PT) de não romper as relações com Israel, frente ao genocidio praticado pelo Estado sionista contra a população palestina desde a década de 1940.
A mobilização contou com falas públicas de representantes de partidos e movimentos sociais, além do discurso dos próprios membros da Aliança Palestina-Recife que até o momento realizaram dois atos desde 19 de outubro, sendo este o segundo.
Por: Resistência Popular Pernambuco
Foto: Repórter Popular Recife
A Resistência Popular Pernambuco (RP/PE) se fez presente na manifestação. Para além das bandeiras e membros representando a tendência durante a passeata, foi realizada a distribuição de materiais e venda de livros libertários durante a concentração do ato por meio da banquinha itinerante organizada pelos membros.
A Resistência Popular PE é uma organização de tendência socialista libertária que realiza suas atividades de base em diferentes frentes de luta: territorial, estudantil e sindical; preservando a horizontalidade como um dos principais pilares de sua atuação, defende os interesses da classe trabalhadora, a autogestão e a cultura popular.
Palmas para quem escreveu