Por Repórter Popular – Maricá (RJ)
Na manhã desta quarta-feira (15), um grupo de aposentados/as da rede municipal de educação realizou um ato no centro da cidade de Maricá (RJ). O grupo “Aposentados em Ação” organizou o protesto em defesa das demandas dos servidores inativos. Os servidores reivindicam direitos sociais que estão sendo negligenciados aos aposentados.
O grupo reivindica concessão de auxílio análogo ao auxílio Mumbuca [1] aos aposentados e pensionistas, isenção de desconto automático previdenciário para os servidores portadores de doenças insertas no CID, auxílio saúde aos aposentados e pensionistas, alteração do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) referente ao reajuste das pensões e alocação de 30% à educação municipal, de todo o orçamento repassado ao município de Maricá.
O ato contou com a presença das mídias locais da cidade e com apoio de servidores e trabalhadores/as da ativa. O secretário do trabalho, Marcus “Bambam” encontrou os servidores na praça da cidade e prometeu levar as reivindicações para o prefeito, Fabiano Horta.
O grupo “Aposentados em Ação” promete seguir se mobilizando em defesa de seus direitos e cobrará um retorno da prefeitura.
[1] A Mumbuca é uma moeda local que circula no município de Maricá. O auxílio-mumbuca é um auxílio alimentação concedido aos servidores públicos da educação mensalmente.
Eles não querem pagar o auxílio mumbuca nem a quem está de auxílio doença , isso é uma covardia com quem nesse momento precisa d ajuda para comprar medicação.