MP abre inquérito para averiguar reclamações.
Um grupo de moradores dos arredores do Viaduto do Brooklin, centro de Porto Alegre, realizou abaixo assinado reclamando do barulho causado pelos eventos públicos que ali ocorrem. O Ministério Público abriu um inquérito para averiguar o caso.
O Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina, rebatizado pela juventude negra de Viaduto do Brooklin, tem sido palco para atividades político-sociais, rodas de samba, eventos como o Slam e outras festas e atividades culturais. Trata-se da ocupação da cidade através da arte, da cultura e da manifestação social.
Não é de hoje que o barulho tem sido utilizado como argumento para acabar com iniciativas populares que se apropriam do centro da cidade. Já não bastasse todos as remoções das áreas centrais que os pobres e o povo negro sofreram e vem sofrendo ao longo da história de Porto Alegre, sendo levados para as periferias, agora a livre manifestação cultural vem sendo impedida e restringida no centro da cidade. Pelo visto, o centro é só para carros e espaços ociosos mesmo.
Foto: Arte do Clon