Dando continuidade às mobilizações em defesa das moradias da Vila Boa Esperança, moradoras e moradores da comunidade, junto ao Comitê de Solidariedade a Vila Boa Esperança, realizaram hoje ao meio dia mais um ato em frente a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A vila Boa Esperança está sob ameaça de ser desalojada à pedido da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, que afirma ser proprietária da área onde a vila está localizada. A ocupação existe há 60 anos e apenas recentemente a área que antes era da União passou para a universidade
A associação de moradores da Vila Boa Esperança, com apoio de estudantes da UFRGS, luta pela permanência da comunidade em seu local através da execução da lei de concessão de uso especial para fins de moradia.
No ato de hoje, após concentração em frente a Faculdade de Educação da UFRGS, a manifestação seguiu em marcha com cantos em direção à reitoria, onde o vice presidente da Associação de moradores Cléuton Lima fez uma fala denunciando a arbitrariedade da reitoria em querer expulsar a comunidade sem nenhum tipo de diálogo. A manifestação seguiu em direção a Faculdade de Direito, trancando a rua Sarmento Leite por alguns minutos para logo em seguida seguir em direção ao Restaurante Universitário, trancando também a Av. João Pessoa.
O ato teve a intenção de dar visibilidade ra a luta da Vila Boa Esperança, as mobilizações irão continuar até a UFRGS recuar em sua decisão de deixar mais de 300 pessoas sem moradia.