VIII Jornada de Agroecologia da Bahia

VIII Jornada de Agroecologia foi realizada na Bahia com objetivo de contribuir na construção do poder popular

Por Repórter Popular BA

Do dia 29 de janeiro ao dia 2 de fevereiro, ocorreu em Salvador (BA) a VIII Jornada de Agroecologia da Bahia, encontro idealizado pela Teia dos Povos da Bahia. A Teia é, de acordo com sua própria definição, uma articulação de comunidades, territórios, povos e organizações políticas, rurais e urbanas.

Ela tem como objetivo contribuir na construção de poder popular e emancipação coletiva, na luta por terra e território entre diferentes povos, extrativistas, ribeirinhos, povos originários, quilombolas, periféricos, sem terra, sem teto e pequenos agricultores. Nesse horizonte, as Jornadas são grandes encontros de troca, celebração e construção de lutas entre os povos.

O tema da Jornada de 2025 foi “Aliança entre campo e cidade para o combate à fome e à pobreza”, e a escolha pela primeira edição da Jornada na capital baiana também caminha nesse sentido de agregar mais a presença e protagonismo de movimentos sociais e territórios urbanos nessa luta.

Entre os diferentes espaços que ocorrem dentro das Jornadas de Agroecologia, destacamos o Terreiro Lúdico, espaço de acolhimento e formação das crianças da Teia, que além de contribuir em uma demanda por equidade de gênero e coletivização dos cuidados das crianças, também está diretamente implicado na construção de outras narrativas e referências libertárias para as infâncias. Destacamos também a presença de integrantes da Coordenação Anarquista Brasileira (CAB) na construção e manutenção desse espaço.

Viva as crianças, viva as lutas e conquistas dos povos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *