III Edição da Feirinha de Arte e Resistência em Pesqueira (PE)

Por Repórter Popular – PE

No último sábado, 23, ocorreu no município de Pesqueira, no agreste pernambucano, a III Edição da Feirinha de Arte e Resistência. O Repórter Popular recebeu relatos das pessoas da organização da feira e noticiamos aqui como uma iniciativa popular de educação, solidariedade e cultura, no contexto ambiental e da crise climática, promovendo resistências coletivas.

Congregando o espaço urbano e o espaço rural e levantando a bandeira da autonomia popular, a feirinha contou com uma programação diversa e multicultural, e vem fortalecendo a cena cultural na cidade, através da educação e da cultura popular, além de promover trabalho e renda para o povo trabalhador autônomo.

Inicialmente, a feira contou com um painel sobre crise climática e os povos da Caatinga, composto por representantes da Universidade com o professor Dr. Paulo Henrique Miranda, representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Leandro e pelo reflorestador indígena, Edgar Xukuru do Ororubá da equipe Jupago Kreká. A partir de então, a feirinha deu inicio às suas atividades, com uma programação educativa e cultural que atravessou a noite, com muita alegria.

Apostando na importância da geração e criação de renda para o povo trabalhador, a feirinha articulou parceiros e parceiras, trabalhadoras e trabalhadores da cultura, artesões, artesãs, artistas, organizações politicas e sociais, que trouxeram seus trabalhos para serem expostos e comercializados. Através dos princípios do apoio mútuo, da solidariedade, da organização popular, a feirinha aconteceu paralelamente as atividades culturais:

Destacamos e agradecemos a cada um de vocês que chegou junto, ajudou, participou, vendeu, comprou, trocou, sorriu e se divertiu. Também aos companheiros e companheiras que pegaram tarefa, cuidaram das crianças, cuidaram da estrutura, ajudaram na montagem e organização do espaço e da limpeza, sem vocês, nada disso seria possível.

Especialmente este ano, homenageando o artista pesqueirense Kraus Jatobá e em seu nome, agradecemos também a toda classe artistica pela disponibilidade em se apresentar gratuitamente para a comunidade. Certamente, Kraus se divertiu com esta reunião. À sua família e amigos, nosso mais sincero agradecimento e abraços.

Por cultura, educação e autonomia popular!

Feirinha de Arte e Resistência, primavera de 2024.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *