Frente participa de lançamento de livro sobre táticas simbólicas para lutas sociais

Por Repórter Popular – SC

Em Florianópolis, a atividade fez parte do calendário de ações do setembro verde, que é o mês de luta pelo direito ao aborto livre, seguro e gratuito.

A disputa pelo direito de decidir sobre o próprio corpo é, por essência, uma luta antiautoritária. O uso de práticas artísticas e simbólicas para expressar a urgência dessa luta tem sido cada vez mais recorrente. Foi essa combinação de elementos que levou os organizadores da coletânea “Além dos Molotovs – Um Manual Visual de Estratégias Antiautoritárias” a escolher o aborto como tema principal no debate de lançamento do livro.

O livro, publicado em inglês, está disponível para download aqui. Traduções para o espanhol e o português deverão ser divulgadas num futuro próximo.

No Brasil, o primeiro evento de lançamento da obra aconteceu ontem, 10 de setembro, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A coletânea é fruto de um trabalho coletivo, que buscou reunir relatos de diferentes partes do mundo, sobre as variadas estratégias que têm sido usadas pelos movimentos sociais em suas lutas cotidianas. O papel da arte, dos símbolos e da estética estão no foco dos relatos, uma vez que o manual busca fazer uma ponte entre esses elementos e as lutas antiautoritárias. A organização e edição dos relatos no formato de um livro foram feitas em conjunto pelo Coletivo Orangotango e pelo Grupo Internacional de Pesquisa sobre Autoritarismo e Contraestratégias – Fundação Rosa Luxemburgo (IRGAC).

A Frente Catarinense de Luta pela Legalização e Descriminalização do Aborto foi convidada a compor a mesa de debate do lançamento, que fez parte do calendário de ações do setembro verde. O evento foi transmitido ao vivo e se encontra disponível para acesso.

Saiba mais sobre o significado do setembro verde

O 28 de setembro (28S) é o dia latino-americano e caribenho de luta pela legalização do aborto. A data remete ao 5º Encontro Feminista da América Latina e Caribe, que aconteceu em 1990, na Argentina. Naquela ocasião, houve o lançamento da “Campanha 28 de Setembro – Dia da Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe”. Situada num contexto internacional de retomada das pautas ligadas à saúde da mulher pelo movimento feminista, a campanha marcou o dia 28S no calendário das lutas sociais. 

Nos anos seguintes, o uso dos lenços verdes se tornou símbolo da luta pelo direito ao aborto em países como Argentina, Uruguai, Chile, México e Brasil. A prática foi iniciada pelas argentinas, como referência aos lenços brancos (pañuelos blancos) usados pelas Mães da Praça de Maio. A força simbólica dos lenços verdes fez transbordar as fronteiras e esse elemento passou a compor a identidade visual dos movimentos que exigem o direito de abortar sem morrer.

No estado de Santa Catarina, o movimento conduzido pela Frente Catarinense de Luta pela Legalização e Descriminalização do Aborto (@frentecatarinenseabortolegal) tem buscado realizar ações não apenas no dia 28S, mas durante todo o mês. Para evidenciar a relação das ações com a pauta do aborto, o coletivo tem falado em setembro verde. Confira abaixo algumas das atividades que estão programadas para acontecer no estado nos próximos dias.

    Florianópolis:

    – Cine debate sobre o filme “Beatriz, un legado de lucha por la vida” – 12 de setembro, às 18h30, na arena CEART/UDESC (Av. Madre Benvenuta, 2007 – Itacorubi)

    – Formação sobre “Saúde, sexualidade, consentimento e direitos” – 14 de setembro, das 14h às 18h, no auditório do do SINJUSC (Av. Mauro Ramos, 448 – Centro)

    – Seminário da Câmara Federal sobre “aborto legal e seguro em Santa Catarina” – 18 de setembro, às 18h30, no auditório 02 do SINJUSC (Av. Mauro Ramos, 448 – Centro)

    – Ensaio aberto de preparação para a marcha do dia 28S – 21 de setembro, às 09h30, no largo da alfândega (Centro)

    – Roda de conversa sobre “Aborto e religião” – 24 de setembro, às 18h30, no Castelmar Hotel (R. Felipe Schmidt, 1260 – Centro)

    – Marcha pela descriminalização do aborto – 28 de setembro, às 9h, no largo da alfândega (Centro)

    Tubarão:

    – Roda de conversa sobre a luta pelo aborto – 21 de setembro, às 14h, no Espaço Luz (R. José Antunes Martins, 422, Sala 2 – Vila Moema) 

    Blumenau:

    – Cine debate sobre o filme “Ventre Livre” – 26 de setembro, às 18h30, no Espaço Plural (R. Mal. Deodoro, 46 – Velha)



As fotos da matéria são da Apufsc-Sindical.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *