Por Repórter Popular – RS
Ainda após as enchentes de maio no RS, mobilização popular é uma das formas de lutar e evitar novas perdas, como mostra iniciativa da Comissão de Moradores Parque da Matriz, de Cachoeirinha.
Na última terça-feira, 02 de julho, moradores de Cachoeirinha, através da Comissão de Moradores do Parque da Matriz, se organizam coletivamente e buscam cobrar da prefeitura medidas de prevenção no caso de novas enchentes.
Conforme relato de uma das pessoas envolvidas na comissão, um conjunto de ações e sugestões foram entregues a um representante da prefeitura:
Ontem a noite (02/07) entregamos para o Vanderlei – Coordenador Defesa civil do Município de Cachoeirinha demandas dos moradores do Parque da Matriz cobrando ações que possam reduzir o risco de inundação. Até hoje nenhum Governo resolveu nossa situação.
O documento entregue foi assinado pelo coordenador da Defesa Civil, como alguma forma de garantia que a Prefeitura está ciente dessa mobilização e organização coletiva. O coordenador se comprometeu a levar adiante as reivindicações, mas será que isso vai garantir? Segundo consta, a comissão já havia retomado com o gabinete da prefeitura essas reivindicações em janeiro de 2024! Como os políticos esperam que tenham confiança quando o que fazem é apenas renovar promessas?
Acesse aqui o documento da Comissão de Moradores.
No que diz respeito ao documento entregue, constam observações e dicas de soluções que os próprios moradores levantaram. É muito importante levar em consideração o que as pessoas locais, que vivem e habitam esse espaço, têm a dizer sobre as inundações no Arroio Passinhos e no Rio Gravataí.
Diante dessas situações de catástrofe e da necessidade de reivindicação popular, as formas coletivas de se apoiar e se organizar para lutar são fundamentais!