Por Biblioteca Comunitária Lutador Dito – AMORABI (Joinville/SC)
Neste dia 23 de fevereiro lembramos do encantamento de Benedito Clóvis da Silva, nosso companheiro Dito, que fez sua passagem deste mundão há quatro anos. Nossa biblioteca carrega seu nome para lembrar da luta e fé que Dito levou ao bairro e a cidade.
Como diz Valdir Miguel Tromm, amigo e companheiro de Dito no Cebi: “O que foi dito, não pode ser desdito; por isso o que o Dito disse e foi, sempre será dito, lembrado e repetido.
Dito, militante da Pastoral Operária, dos movimentos e causas sociais, da justiça e da solidariedade. Dito que dizia a ‘Palavra’ encarnada na vida do povo pobre e marginalizado; ávido por uma fé viva e atuante e por uma sociedade humana e inclusiva.
Se sentimos falta da presença física deste grande amigo, seu espírito continua entre nós, soprando o que por ele foi dito, pois Dito está e sempre estará.”
O amigo e liderança comunitária do Itinga Sérgio Correte também lembra: “falar do Dito é fácil, ao mesmo tempo, difícil. Fácil porque ele foi um ser fantástico, iluminado. Difícil porque são muitas qualidades numa pessoa que procurou fazer o bem e ajudar o próximo. Lutar nos meios sociais, políticos, religiosos. Estar presente nas vidas das pessoas para iluminar, deixar o caminho mais suave, mais tranquilo. Nesse mundo, o Dito fez e fará a diferença porque ele deixou seu legado, sua história, suas lutas para nós levarmos em frente para um mundo melhor.”
Entre tantos fatos e afetos, lembramos a devoção de Dito aos conhecimentos e saberes populares formados no cotidiano da vida lendo e transformando o mundo pelos olhos, ouvidos, palavras e gestos.
Lembramos sua passagem de como um encantamento, porque Dito encantou este mundão.
Nossos lutadores encantados jamais estarão mortos, sua memória e luta seguem vivos em nossos ideais e em nossos corações.
Dito, presente!
DITO VIVE! DITO PRESENTE!
Parabéns aos companheiros e companheiras do Cebi de Joinville pela atitude grandiosa de Manter Viva a memória de Dito, através da “Biblioteca Comunitária Lutador Dito”
CEBI de Santa Catarina, com eterna gratidão à Dito, agradece pela vida doada as causas da Justiça e da Democracia!
Eternamente DITO presente!!!