O dia 1° de julho terá um fato histórico: a primeira paralisação internacional de entregadores de aplicativo. As trabalhadoras e os trabalhadores que rodam as cidades fazendo entregas realizam uma atividade essencial, porém mal remunerada e com praticamente nenhum direito que deixe o trabalho seguro. Por isso, farão essa paralisação durante toda a próxima quarta-feira, para mostrar para as empresas que eles são indispensáveis e merecem condições dignas de trabalho.
Entre as reivindicações, estão:
Aumento do valor do Km rodado;
Aumento do valor mínimo por entrega;
Fim do sistema de pontuação e restrição de local;
Fim dos bloqueios indevidos;
Seguro contra roubo, acidente e de vida;
Auxílio pandemia (Equipamentos de proteção e licenças).
Buscamos informações com o Coletivo Independente de Trabalhadores de Aplicativo sobre como o resto da sociedade pode apoiar esta luta:
No dia da paralisação não peça nada pelos aplicativos. Aproveite para fazer uma comida caseira, ainda que mais simples, para que quem trabalha com entregas possa fazer a paralisação.
Entre na sua loja de aplicativos e dê notas baixas para as empresas de entrega e comente que a nota ruim é pela forma como eles tratam quem trabalha levando as encomendas.
No dia da paralisação, o Repórter Popular estará nas ruas fazendo a cobertura de manifestações e trará notícias aqui no site e também nas nossas redes sociais.