Total despreparo dos municípios com relação ao coronavírus nos procedimentos de saúde.
Nesta situação em que estamos, uma pergunta é como está a estrutura médica dos municípios frente ao coronavírus.
Um trabalhador do serviço público municipal do município da Barra do Sul, em SC, enviou um relato sobre o despreparo das cidades:
“Estou aqui nos bombeiros voluntários, e vocês não tem noção, há um total despreparo do governo estadual e federal na estrutura médica necessária, não há locais e nem materiais para oferecer uma assepsia ao trabalhador. As prefeituras não tem condições para oferecer esta estrutura aos trabalhadores. Elas estão fazendo coisas que dão impacto visual, uma visibilidade, um reconhecimento de que está sendo feito algo de concreto, na prática.
A situação é essa, levar pacientes apenas quando se encontram numa situação mais grave possível, após o período de 7 dias. Faço um alerta para os profissionais da saúde se precaverem mais, por exemplo ao levar um paciente contaminado para entrar na quarentena, se coloca a máscara nele, e independente se tosse ou não, há fluidos corporais que entram em contato com a viatura, e reforço que não há onde fazer assepsia nos materiais e nem na maca utilizada.
O risco se torna exponencial a medida que as pessoas forem entrando em contato umas com as outras e no momento em que nós formos atendendo. E pensem não tem sequer nenhuma estrutura elaborada do estado seja nos hospitais estaduais ou municipais para oferecer uma assepsia básica, não há nada.”
Total despreparo dos municípios com relação ao coronavírus nos procedimentos de saúde.