O rapper Ukah Veó já lançou dois clipes em 2020. As músicas fazem parte do novo álbum, “O sonho e a dor”, lançado no ano passado. Kauan Amorim, 20, diretor do clipe “Precisamos Conversar”, explica que o clipe foi inspirado no processo criativo do rapper ao escrever a letra da música. No final de fevereiro, Ukah começou a gravação do próximo clipe do álbum, que será lançado em março: “Nosso Reinado”.
Conforme Kauan, a ideia foi criar um vídeo monocromático. “Triste, pra baixo”, define o estudante de psicologia. Na esteira de “Precisamos Conversar”, Ukah lançou o clipe “Carrossel”, gravado na casa do próprio, zona sul de Joinville.
Os discos dos artistas Tim Maia e Cartola, que também cantavam sobre tristeza, estão fazendo parte do cenário no clipe “Precisamos Conversar”, ao lado das garrafas e do copo quebrado. “Os vícios estão todos em tela, por isso as garrafas e os cinzeiros”, explica Kauan.
Kauan quer fazer cada vez mais. “Quero entrar nesse mundão de produções, não só produzindo clipe, mas qualquer coisa”, afirma. O diretor Kauan pretende trabalhar mais com o Ukah e outros produtores de conteúdo. Ele cria quadros, poesias, desenhos e roupas, mas também quer fazer festas e produzir eventos. ”A meta é dominar o mundo. Tenho muita coisa pra fazer”, almeja Kauan.
Segundo Clarice Acordi, 37, produtora do clipe “Precisamos Conversar”, o processo criativo passou por etapas de definição das ideias que ela, Ukah Veó e Kauan tinham em mente para manter o clipe no clima da música. “O Roy fez a captação e edição das imagens para chegar nesse resultado bem lindo que queríamos”, explica Clarice, que também é funcionária pública.
“A parte da fotografia fica mais difícil discutir: foi enquadrar bem no que o Kauan tinha comentado da ideia dele e depois editar é aquele processo individual”, diz Roy Schulenburg, 36, fotógrafo e editor. O Ukah Veó também participou bastante, escolheu as expressões e tomadas que ele se identificava. “Ele é o artista e precisa se identificar com o que está sendo feito, precisa ter a digital dele”, explica.
Para Roy, foi bem interessante trabalhar com preto e branco porque ele trabalha muito com fotografia documental e jornalística em preto e branco. “Poder fazer isso com movimento foi muito divertido”, fala. O clipe “Precisamos Conversar” foi gravado nos estúdios da Univille.
Já o Clipe “Carrossel”, lançamento mais recente, foi dirigido por Douglas Camargo, 29. O diretor relata que a ideia surgiu há alguns meses, quando ele e Ukah marcaram um café. A conversa foi sobre o sentimento na música. “O Ukah estava passando por uma renovação, de se encontrar, de estar em meio ao caos”, explica Douglas. Queriam transmitir caos e insanidade no vídeo.
Douglas também ouviu Ukah sobre a situação política do país e a vivência no amor, até que decidiram procurar um local para gravação. Foi na casa do Ukah, que está muito diferente de como era no clipe, quando foi adaptada para a gravação de “Carrossel”.
“Imaginei a TV fora de sintonia porque é como o Ukah estava”, conta. Douglas optou por cores como vermelho, para ressignificar o perigo vivido, e rosa, para uma cor mais referente ao artista. Buscaram imprimir uma atmosfera de como ele se sentia na casa. O lugar que Ukah Veó escrevia as músicas é o mesmo que mostram no clipe.