A UEE RS imersa em escândalos de corrupção está fechada há alguns meses e por conta disto muitos estudantes estão sem acesso ao Passe Livre Estudantil Intermunicipal. Este direito é assegurado pela Lei 14.307/2013 conquistado através de muita luta.
Membros do Coletivizando ULBRA e do DCE da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) entregaram no dia 3 de janeiro, uma petição pública no Ministério Público Estadual da Comarca de Canoas. Aguarda-se avaliação da Promotoria de Assuntos Especializados.
O DCE ULBRA também solicitou uma reunião com a universidade a fim de solicitar que a ULBRA, através do DCE, possa assumir a confecção do passe, assim como já é feito em outras universidades.
A entidade que deveria estar comprometida com os estudantes está fazendo um desserviço a muitos que precisam do passe e estão sendo gravemente prejudicados. O não acesso ao passe impede que muitos estudantes possam se deslocar até suas instituições de ensino ou que precisem dispôr de um alto valor referente ao custo de passagens, dificultando sua permanência na universidade.
Juliana Ribeiro, militante da Resistência Popular Estudantil