Contribuição da moradora Carmen.
Durante a madrugada desta quinta-feira houve um temporal fortíssimo que levou a várias áreas inundadas na cidade de Viamão. As regiões mais afetadas foram as que rodeiam córregos e outros cursos d´água, pois a grande quantidade de chuva e o vento que derrubou árvores fez com que transbordassem.
Em decorrência disso, os acessos aos bairros ficaram bloqueados durante a manhã. A parada de ônibus no Campus do Vale da UFRGS estava sem nenhum veículo por volta das 6h30min, horário de grande fluxo de transporte coletivo, o qual atende, além de estudantes e servidores da Universidade, parte da comunidade Jardim Universitário, localizada junto ao campus. A justificativa apresentada pela Carris foi a de que os ônibus não teriam como passar
por uma ponte dentro do campus para chegar até a avenida Bento Gonçalves, itinerário comumente utilizado para sair do campus.
No que toca o serviço público de transporte do município de Viamão, os ônibus também estavam sem cumprir a tabela horária, devido aos estragos deixados após o temporal. Sem plano de contingência por parte da prefeitura, muitos moradores não tiveram como sair de seus bairros para ir trabalhar ou estudar.
Ainda pela manhã alguns córregos transbordaram e os que estavam próximos até se juntaram, formando apenas um. Casas nas regiões de encosta do Morro Santana foram prejudicadas com o alagamento e desabamentos a ponto de as famílias chamarem o socorro dos bombeiros para poder sair de suas casas.