Isso Não É um Atlas – Isso É um Encontro sobre Cartografias Insurgentes
Por mais de quatro anos, kollektiv orangotango compilou mapas de resistência, cartografias críticas e coletivas de todo o mundo. Esta coleção mostra como mapas são feitos e usados como parte de lutas políticas, ciência crítica, arte ou pedagogia popular. Das lutas por terras indígenas na Amazônia, até a resistência à gentrificação em San Francisco, da defesa dos bens comuns no México até os mapeamentos com balões nos campos de refugiados no Líbano, desde o trabalho político de base nas Filipinas até a visualização da violência sexual no Cairo e vestígios coloniais em Munique.
O livro e o projeto contínuo do qual esse faz parte serão apresentados pela primeira vez no Brasil. Os editores do kollektiv orangotango guiam através da exposição de mapas. Estudantes, moradores, cartógraf@s e ativistas do litoral e da região metropolitana são convidados a discutir o potencial da cartografia crítica / militante para suas práticas e lutas.
Grupos e indivíduos presentes serão convidad@s a contribuir desde suas experiências de lutas e atuações para criação do mapeamento “Tramandaí insurgente”. E de aprofundar o debate no dia seguinte, quarta-feira 13, no evento no IAB no centro de Porto Alegre.
- Data: 13 de março
- Hora: 19h30
- Local: Instituto de Arquitetos do Brasil. Rua General Canabarro, 363.
Informações sobre a publicação:www.notanatlas.org
Informações sobre kollektiv orangotango:www.orangotango.infoEsta é uma atividade organizada através da articulação entre kollektiv orangotango, Núcleo de Estudos de Geografia e Ambiente (NEGA), Coletivo Ambiente Crítico e o curso de Geografia UFRGS do Campus Litoral Norte.