Quilombo Xica Manicongo faz evento de inauguração em Niterói

Nesta sexta-feira, dia 29, ocorreu um evento inaugural do Quilombo Xica Manicongo, um novo espaço cultural, político e voltado ao trabalho social localizado no bairro de São Domingos, em Niterói. O evento contou com uma exposição de artes visuais, e algumas apresentações musicais, e teve a presença de dezenas de pessoas que foram conhecer e prestigiar o espaço.

O projeto é uma construção do coletivo Alagbara, do coletivo Transparente, da vereadora Benny Briolly (PSOL) e do movimento Xica Manicongo, e parte de uma compreensão de que faltam, atualmente, espaços voltados para o acolhimento da comunidade LGBTQIA+ e da comunidade negra em Niterói. Para intervir nessa realidade, os militantes envolvidos na construção deste quilombo urbano pretendem oferecer diversas atividades culturais, educacionais e terapêuticas voltadas para a população negra e LGBTQIA+ da região metropolitana do Rio de Janeiro.

“Resgatar a História da Xica, primeira travesti preta a habitar no Brasil após ser raptada de Congo e que sofreu todo aquele processo de colonização pelos homens brancos europeus, dentro da perspectiva de que se é um Quilombo, é resgatar a História das nossas vidas. E resgatar a História da nossa vida é o que faz esse espaço ficar de pé.” – Disse Ariela, uma das idealizadoras do projeto, em entrevista ao Repórter Popular. – “A gente não quer que seja só um espaço para festas e apresentações culturais, a gente quer que esse espaço tenha também diversos projetos sociais que possam impactar o território aqui da cidade de Niterói, porque a gente sabe que a cidade de Niterói é uma das que mais segrega. Mas ao mesmo tempo aqui existem diversos Quilombos que resistem à especulação imobiliária há mais de 50 anos. Então nosso foco também é fortalecer esses Quilombos que já existem.”