Ocupação Senhor do Bom Fim enfrenta despejo na Zona Norte

No fim da tarde da quinta-feira (22 de fevereiro) dezenas de moradores da Ocupação Senhor do Bom Fim, localizada no bairro Sarandi, Zona Norte de Porto Alegre pessoas bloquearam a Avenida Assis Brasil em protesto por moradia. Cerca de 10 viaturas da Brigada Militar apareceram para “oficializar” o dia do despejo.

Após cerca de um ano e meio desde o início da ocupação, está marcado o despejo da Ocupação Senhor do Bom Fim, localizada no Sarandi, Zona Norte de Porto Alegre. O pedido de reintegração de posse está sendo feito pelo DEMHAB (Departamento Municipal de Habitação), a Caixa Econômica Federal e o Ministério Público. O despejo foi agendado para o dia 6 de março com o Comando da Brigada Militar, que promete enviar cerca de 500 homens da Tropa de Choque para remover as 364 famílias ocupantes, correspondendo a mais de mil moradores. Em meio ao período de voltas aulas, 380 crianças em idade escolar perderão sua casa e a prefeitura não oferece nenhum lugar para realocá-las.

Ocupação Senhor do Bom Fim luta por moradia

COMUNITÁRIO | Ocupação Senhor do Bom Fim pede solidariedadeApós cerca de um ano e meio desde o início da ocupação, está marcado o despejo da Ocupação Senhor do Bom Fim, localizada no Sarandi, Zona Norte de Porto Alegre. No dia 6 de março, a Brigada Militar promete enviar 500 homens da Tropa de Choque para despejar as 364 famílias ocupantes. Em meio ao período de voltas aulas, 386 crianças em idade escolar perderão sua casa e a prefeitura não oferece nenhum lugar para realocá-las. Leia a matéria completa: https://reporterpopular.com.br/familias-protestam-contra-despejo-na-zona-norte/

Posted by Repórter Popular on Friday, February 23, 2018

 

A Ocupação Senhor do Bom Fim,  iniciada em novembro de 2016, conta com 364 unidades habitacionais (52 casas e 312 apartamentos) construídas pelo programa “Minha Casa, Minha vida” em parceria entre Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Porto Alegre. O empreendimento era destinado a receber os moradores da Vila Nazaré, que resistem a um despejo por conta das obras de ampliação do aeroporto Salgado Filho, que está nas mãos para a empresa alemã Fraport AP pelos próximos 25 anos.

Adriano, morador da Ocupação Senhor do Bom Fim afirma que são aliados da Vila Nazaré na luta pela moradia digna:

A gente não tá contra a Nazaré nem a Nazaré tá contra nós, o governo que tá fazendo toda essa coisa pra dizer que a gente invadiu. A gente não invadiu, a gente só quer a moradia digna.”

Os moradores da Ocupação acreditam que a área onde se localiza a Vila Nazaré não corresponde a área da pista do aeroporto e que a prefeitura estaria usando isso como desculpa para remover os pobres da região. Além disso, os moradores da Vila Nazaré não querem sair, pois já estão há 60 anos em seu território, e precisam de estrutura para reciclagem.

“Na realidade, a gente não tá tirando a moradia da Vila Nazaré, quem tá tirando a moradia da Vila Nazaré é a empresa Fraport que comprou aquela área. (…) Quem tá tirando, na realidade, a Vila Nazaré dali é o prefeito, é o governador, é o Estado, que tá usando aquela área dizendo que é uma área de risco. De uma hora pra outra, eles ganharam um dinheirão com a venda do aeroporto e botaram aquele pedaço de 364 casas sendo área de risco. A faculdade do lado, que tem ali, não é área de risco, as empresas que tem, não é área de risco. A Nazaré não tá contra nós aqui, a Nazaré não quer vir pra cá por que eles prometeram tirar a Nazaré ali com outra estrutura. Eles trabalham com reciclagem, eles não tem nada aqui para fazer reciclagem”. Afirma Adriano.