Comunidade indígena da TI “Por Fi Ga”, de São Leopoldo, se manifesta contra PL 490

Do Repórter Popular

Em vídeo lançado no canal do Youtube Coletivo COGIPIT, comunidade indígena se posiciona em apoio à luta nacional dos Povos Indígenas contra a PL 490/2007, que visa determinar a demarcação de terras indígenas a partir do Congresso Federal. Segue descrição do vídeo:

ĒG TAR – Nossa Luta

A comunidade indígena da TI “Por Fi Ga”, situada na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, manifesta seu apoio e manifestação em favor da luta dos e das parentes que está em curso hoje na cidade de Brasília e em todo o país. Fazem resistência ao novos ataques do governo federal através da nova discussão da PL 490/2007, que visa determinar a demarcação de terras indígenas a partir do Congresso Federal. Atualmente, é o governo federal que decide a demarcação das terras que são ocupadas pelos indígenas, por meio de ato administrativo executado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), o que garante a legitimidade constitucional aos processos. Com a PL, visa-se instaurar um conjunto de inconstitucionalidades às demarcações, como o marco temporal, a abertura da mineração em terra indígenas, o agronegócio, hidrelétricas, entre outras invasões econômico-políticas, fruto da continuidade do colonialismo em curso no Brasil.

Com a fala, o cacique José Vergueiro e o vice-cacique Antônio Dos Santos e com a manifestação por cartazes os jovens e mulheres lideranças kaigangs da comunidade.

Para acessar as falas do cacique e vice-cacique da TI, clique aqui.