Campanha Solidária por Vida Digna é lançada em Santa Maria (RS)

Na última semana, diversos coletivos do município de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, lançaram a Campanha Solidária por Vida Digna. A iniciativa se insere na Campanha de Luta por Vida Digna, que reúne em torno de cinquenta organizações, coletivos e movimentos sociais ao longo do território brasileiro, com o objetivo de criar laços de solidariedade e apoio mútuo entre estas entidades de base e atuar para a construção de um povo forte. A Campanha Solidária lançou um financiamento coletivo com o fim de captar recursos (para doar, clique aqui). Leia abaixo o texto de apresentação da campanha.

Campanha Solidária Por Vida Digna

Nós, Articulação Libertária, Dandaras Coletivo de Mulheres Negras, Escolinha Comunitária Elena Quinteros, Guandu Grupo de Agroecologia, Ocupação Vila Resistência e Resistência Popular Santa Maria, estamos lançando no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, uma campanha de solidariedade. O objetivo é abastecer e ajudar as comunidades periféricas do campo e da cidade que sofrem com a escassez de recursos mínimos para a sobrevivência nesse momento de crise pandêmica.

A pandemia fez agravar ainda mais a desigualdade social e racial a que o nosso povo é submetido. O aumento do custo de vida, da violência, da miséria, os cortes de direitos, a criminalização da pobreza e a precarização da vida e do trabalho são desafios que nosso povo pobre já vinha enfrentando mas que se intensificam devido as políticas genocidas que esse Governo e Estado ultraliberal vêm adotando frente à pandemia, priorizando os lucros dos de cima e sacrificando as nossas vidas.

A peleia é grande, e nunca foi fácil resistir. Direitos estão sendo retirados, e vários projetos estão em curso para dificultar ainda mais as nossas vidas.

Vivemos um momento em que se faz necessário pensarmos estratégias para assegurar a sobrevivência dos que lutam e resistem. Sabemos que quem mais sofre com a pandemia e a desigualdade é o povo preto e pobre. Acreditamos na importância de criar redes de apoio mútuo e de solidariedade entre as e os de baixo para resistirmos e vencermos a pandemia.

Sabemos que a luta e a resistência campesina garantem a soberania alimentar de todo o povo em território brasileiro. Como diz o ditado, “Se o campo não planta, a cidade não janta”.

Para isso, lançamos a Campanha Solidária Por Vida Digna. É um financiamento coletivo com o objetivo de fortalecer as relações entre os povos do campo e da cidade que lutam por vida digna.

COMO FUNCIONA

Os recursos financeiros arrecadados serão voltados para a compra de alimentos da agricultura familiar e de coletivos agroecológicos, e para a compra de materiais de higiene que serão doados para as comunidades de base e para famílias periféricas da cidade de Santa Maria.

O financiamento também será usado para a construção de espaços como cozinhas coletivas e hortas comunitárias.

O intuito é apoiar as trabalhadoras e trabalhadores do campo e fornecer alimentos saudáveis e de qualidade para as famílias periféricas que lutam por vida digna. E também possibilitar maior autonomia para as comunidades nesse momento de crise.

PARA CONTRIBUIR

Os grupos e coletivos organizaram uma campanha de financiamento coletivo pelo site Vakinha Online.
Para contribuir na campanha acesse o link:
http://vaka.me/1132158

Campanha de Luta por Vida Digna
NOSSA FORÇA MOVE O MUNDO!