Redimensionamento às escuras – educação pública de qualidade em risco

O município de Cáceres (220km de Cuiabá) está na tentativa de começar o processo de Redimensionamento das Redes Estadual e Municipal de Educação. A maior movimentação começou quando o governador, Mauro Mendes (DEM), no dia 24 de novembro de 2020, assinou o Decreto nº 723, que estabelece prazos para que os municípios se organizem e organizem as vagas em escolas.

Em Cáceres, foi ordenado, extraoficialmente pela assessora pedagógica Eliane, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que nenhuma Escola Estadual matriculasse alunos do 1º ano do Ensino Fundamental (estudantes a partir de 6 anos de idade), independentemente da realidade de cada localidade, o que vem gerando revolta nos bairros onde as famílias terão que se locomover muito mais para talvez matricular seus filhos em escolas municipais.

“Aqui na cidade é normal a assessora criar ordens sem pensar em nada e em ninguém. Nas atribuições, por exemplo, sempre trata com arrogância. Esconde vagas para tentar forçar as pessoas irem para zona rural.” – Disse um professor, que não quis ter seu nome revelado por medo de retaliação.

Na última quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação de Cáceres realizou uma reunião com a representante da Seduc-MT, a assessora Eliane, que iria decidir a portas fechadas o destino de aproximadamente 900 famílias que dependem da educação pública. Todo o processo de redimensionamento vem sendo feito sem qualquer respeito às necessidades locais e reais das famílias e também sem qualquer participação social da população.

Famílias que, muitas vezes, não possuem sequer uma bicicleta, terão que andar até 3 Km até encontrar uma escola municipal para que as crianças possam estudar. Famílias em que, muitas vezes, os filhos mais velhos precisam estudar mais perto ou na mesma escola dos irmãos mais novos para poder levá-los para casa, agora também perderão isso.

Risco de perder escola

Para piorar a situação, já há rumores de que a Escola Estadual Dr. Leopoldo Ambrósio, reformada no ano de 2020, com aproximadamente 400 alunos, foi solicitada pela Prefeitura de Cáceres — o que tira mais vagas da Rede Estadual. A comunidade local já demonstra insatisfação e começa a se organizar, mesmo correndo risco em plena pandemia, para defender essa Escola que é um patrimônio local.

“Não aguentamos mais sermos tratados como cachorros, acham que podem tocar a gente pra lá e pra cá, sem perguntar. Sem ouvir a comunidade, o povo. As pessoas querem mudar e decidir a vida das pessoas de dentro do ar condicionado, usando exemplo de pais que tem condições melhores. Tem que olhar os mais necessitados. Me dá nojo desse tipo de gente.” – Narra um pai e morador local.

Para tentar solucionar esse impasse, a Prefeitura de Cáceres comunicou à imprensa local que será convocada urgentemente uma reunião com a representação de pais, moradores, Sindicato de profissionais da educação e outras representações sociais para buscar uma solução coletiva. No entanto, até o publicação desta matéria, em 25 de janeiro, não tivemos informações sobre as próximas reuniões. Assim, a população aguarda e também espera que não haja mais encontros secretos, para que todas e todos possam participar.

25 comments

  1. Realmente uma vergonha, em Cáceres com tantos profissionais capacitados a Seduc vem indicar uma pessoa como essa, tão desequilibrada e que não tem nenhum compromisso com a população cacerense, acorda governador tira ela daqui antes que seja tarde demais. Adeus reeleição.

    1. Não sei onde tem esse tanto de profissionais capacitados, já que os índices de educação da cidade é sempre uma vergonha. De certo estão de licença-prêmio, licença médica, licença para qualificação…

      1. Basta ir até as escolas que voce ira encontrar, sou a favor de um cacerense que esteja na frente ou aqui em Cáceres todos os profissionais dessa cidade deve para a justica.

  2. Que notícia mentirosa… A decisão de não matricular alunos do 1 ano na rede estadual foi definida no ano passado por decreto do governador de MT.

  3. Essa tal Clair deve ter o rabo preso em defender uma pessoa como essa assessora, ser contra uma população inteira que esta sofrendo com essas arbitrariedades fica de olho MP.

    1. Pare de falar o que não sabe, isso é coisa de gente ignorante. Antes de sair defecando pela boca, leia a portaria 723 de 24/11/2020, que solicita o tal redimensionamento citado acima. Aliás, o redimensionamento é lei federal, horda de analfabetos funcionais, e não vontade da assessora.

  4. Notícia inveridica, pois o redimensionamento da Rede Estadual, quanto a não oferta do 1°Ano do 1° Ciclo, foi regulamentado pelo governo Mauro Mendes através do Decreto 723/2020, publicado no D.O/MT, no dia 25/11/20. Penso que a matéria foi manipulada, pois a intenção é achar um culpado. Na verdade, isso é reflexo da política do Estado mínimo. Não é culpa da Assessora, trata-se uma política de gestão compartilhada da rede de Educação ou de redimensionamento da oferta. As tratativas foram feitas diretamente entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal. Penso que o Jornal precisa fazer uma matéria ampla e garantir o direito de resposta da Assessora de Cáceres, no intuito de elucidar os fatos.

  5. Seria interessante se os editores deste site lessem documentos oficiais antes de escreverem sobre o que não sabem. Leiam a portaria 723 de 24/11/2020, que solicita o tal citado acima (de forma errada, diga-se de passagem, já que a matéria é tendenciosa e desinformadora). Aliás, o redimensionamento é lei federal, horda de analfabetos funcionais.

  6. Os professores entrou de greve 2019
    Sem rendimentos os alunos
    Pandemia covid 20 inúmeros atestados por partes de professores
    Vai continuar on Laine aprendizados zero para os alunos
    E vem dizer que a culpa é da assessora
    PROFESSORES não pode ir na escola fazer uma entrega de apostilas mais
    pode ir no Natal luzes na Praça
    Buteco
    Festa
    Mais é só na escola que pega covid
    Acorda governador tem professores que não repôs a greveee
    Está na de colocar esse povo para trabalhar repor esses petista
    Estão bem ai pelo aluno ficou turma sem professores o ano inteiro
    E os internos
    VAI FICAR SEM AULA POIS O EFETIVOS VÃO PEGAR AULAS ADICIONAIS
    DA CARA EM.GREVE COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS.

  7. Desiquibrada não é a assessora e sim alguns diretores que não fizeram o seu papel de diretor e desviaram dinheiro público de algumas escolas de Cáceres e que os alunos deixaram.de ter alguns benefícios dentro da unidades escolar porque esses diretores não prestaram contas a comunidade é a seduc mt.
    Com isso a seduc mt teve que fazer intervenção de assessora vinda de Cuiabá mt e se está aqui é porque tem honestidade,equilibrada,trabalhada e cumpri o que está dentro das portarias
    Se algumas escolas tivesse feito o seu papel e não fizesse alguns delitos com certeza já tinha tido eleição para assessor nesta cidade está na justiça coisas que alguma a escolas fizeram e que tinha muito alunos FANTASMAS
    Eliane Andrade presta um ótimo serviço dentro da assessoria ela está porque Mauro Mendes quer
    Agora a prefeita fez tanto acordo político e que usar a assessoria do estado para dar cargo para alguém que está em processo de intervenção tbm para trabalhar dentro da assessoria
    A prefeita que coloca dentro da prefeitura
    ESSE redirecionamento é lei federal isso é para acontecer até 2025 em todo o Brasil
    A creche até 5 ano é do município
    E o 6 ao ensino médio é estado
    Tem que haver participação técnica para colocar os pedagogos do Estados na escola do município
    Cadê o 6 ano ?
    Por que o 1 aninho foi para o município é o 6 é para o estado assim que ďeve ser
    Agora a prefeitura pegou tudo é não prédio e os prédios do estado ela quer os novos que tem
    ainda

    1. Estamos falando da pessoa errada então, a assessora é desequilibrada, prepotente entre outros atributos, mas irei no MPF verificar essa situação uma vez que antes era uma recomendação, vou requerer ao MP pq tem que ser ela, não pode ser outro pq, ela é membro de vocês, até quando vai essa investigação, a omissão da seduc e os interesses escusos desta secretaria precisam ser responsabilizados pelos órgãos competentes. Faça uma eleição entre os pares, sei lá coloque uma pessoa da cidade que conheça a nossa realidade. Mas realmente ela não tem condições uma pena chegar nessa situação.

  8. Cadê a reposição da greve assessora e governador Mauro mentes desses petistas
    2019 fizeram greves sem necessidade e não repôs até hoje estão tudo quieto
    Coloca esses povo para repor dando reforço a esses alunos
    Pois quem se ferrou foi contratados que estão e vai ficar rodado pois o efetivos seus companheiros e companheiras estão e vai pegar até aula adicional
    E quem saiu prejudicado mesmos foi os ALUNOS POIS 2020 TBM TEVE AULAS COVID 19
    2021 PIOROU
    PROFESSORES de atestado sem poder contratar por causa da eleição e aula mal dadas pelo aplicativo teams
    Só reclamação de professores nós grupos cursos do CEFAPRO
    Agora está sem alunos cambada.

  9. Cadê o sintep diretores
    Coordenação e secretário e alguns da limpezas tudo linha de frente pode pegar covid 19 arrumar a escola e os outros de Boa em casa na Praça
    Loja viagem coçando
    Não que ir nem na escola ligar ir atrás dos alunos para ajudar sua unidades escolar
    Esqueceram que nosso emprego depende da clientela alunos
    PROFESSORES que não tem cursos
    Não tem pós graduação e que é pontuar
    Engraçado de tudo que alguns pegaram covid 19 sem ir na escola e nem entregar apostilas
    Tava batendo pernas
    Petista só tem discurso

  10. Assessora vc faz um ótimos trabalho dentro de Cáceres se vc está onde vc está 1 Deus te colocou e vc é competentes para isso não deixa essas críticas te abater a verdades sempre vem à tona e os filhos de Deus nunca ficou desamparadas
    Conheço seu trabalho
    Investiga sim escola que não usou o auxílio emergência para preparar sua escola em receber seus alunos com matérias devidos.
    Outra coisa prefeita o estado começa as dia 8/02 e vcs entram de férias em março e daqui um dia essa pandemia vai amenizar e vamos pegar seus alunos pois vamos começar daqui um dia parcial híbrido tbm igual escola particular e aí quero ver pois vc vai esperar vacinar todos para retomar aulas presenciais os pais está cansado de aulas mal dadas on Laine
    Apostilas vídeos.
    Se a educação do estado município fosse tão eficaz olha até professores colocava seus filhos em Escola pública
    Criticaram tanto a escola Militar e tão ruim que tem 700 alunos
    Será porque???
    Os pais e professores querem dar aula com qualidades alguns claro
    Pois vários professores atestados médicos sem necessidade e um atestado parecido com.outros muda alguma palavras
    Tem terceirizar tudo mesmo
    Olha a secretária da escola sem condições de trabalhar tudo os técnicos teletrabalhos é o secretário e diretor se ferrando
    Depois diz cadê os alunos
    Olha nas redes sociais todos de riscos batendo pernas
    Acorda governador esse povo estão curtido na preguiça
    Olha Maurinho não votei na última eleição em vc
    Mais da próxima faço sua campanha de graça
    Só de cortar o ponto desse grevistas foi ótimo
    Pois não pensaram nos alunos.
    Ganharam o que com a greve???
    E tem gente que pegou atestado licença para não cortar os pontos e recebeu normalmente enquanto o contrato ficou chupando o dedo fazendo greve
    Os pais estão de saco cheio de professores que não dá aula enrola

  11. Por que estão bloqueando neus comentários? Não querem que o povo saiba que a matéria é tendenciosa? Não querem que saibam que o redimensionamento é lei? Não querem que o povo descubra que o 1° ano nem aparece no sistema das escolas?

  12. É verdade essa mulher aí só faz as coisas pra quem puxa saco dela., E fica macumunada com os puxa saco dela que são os diretores essa Clair é uma dessas.. nunca foi umilhada e nem perseguida por que é uma das puxa e so o governo vim na cidade o que esta aconteceno e ver se e mentira ou nao
    Ela manda e desmanda nesse bumda mole de diretor da escola. Venha na cidade governado ver essa praga e seus puxa

    1. A matéria em questão foi elaborada através de mensagem enviada por trabalhadores/as e membros da comunidade da localidade de Cáceres.

  13. VAMOS REPOR ESSAS AULAS GREVISTA
    A SEDUC /MT TEM QUE COBRAR ESSA SITUAÇÃO
    POIS OS ALUNOS PRECISA
    SE DESCONTO EM FOLHAS
    JÁ DESCASARAM DEMAIS ESSES PROFESSORES
    SE NÃO ANO VEM MAURINHO FAZEM GREVES
    PETISTAS.

  14. Sou pai de aluno na escola Rodrigo Fontes
    Estou falando de reposição de greve de
    2019 AINDA 🙄
    ASSESSORA VERIFICA ESSA SITUAÇÃO.

  15. Basta ir até as escolas que voce ira encontrar, sou a favor de um cacerense que esteja na frente ou aqui em Cáceres todos os profissionais dessa cidade deve para a justica.

  16. Tem comentário aqui, que parece estar usando “dezenas” de nomes diferentes… mas acho que é a mesma pessoa…

    “Bolsonarista, Jéssica, José, Leila, Rute, Eliane, Anderson pai de aluno…” a forma da escrita é a mesma e aposto que está vindo do mesmo e-mail.

    Quem tá falando de reposição de Greve (de 2019) não sabe nada da vida dos filhos na escola. Isso foi resposta até o mês de fevereiro de 2020. O que estará na pauta do ano letivo agora é a “reposição pandêmica”, que a Seduc está tratando de resolver e se for pelas “coxas” é problema exclusivamente da Seduc… porque todas/os trabalhadoras/es da Educação tem cumprido o máximo de esforço para seguir possibilitando e disponibilizando um Educação Pública de Qualidade.

    Aliás, será que os comentários mais raivosos não são de “escudos” e “puxa saco” locais?!

    1. Professor Rogério, o senhor que se mostra tão culto e integrado sobre o assunto, me responda: foi a assessora quem “impôs” o redimensionamento? Se foi, prove, se não foi, qual a razão desta matéria?

Comments are closed.